sábado, 18 de janeiro de 2014

Rolezinho 'de boa' é legal e pode!!



Rolezinho 'de boa' é legal e pode!!


Uma nova onda social aflorou no 2º semestre de 2013 e vem se alastrando pelas redes sociais; é o 'Rolezinho'; encontros de jovens da periferia em Shoppings Center's de São Paulo, marcados pelas redes sociais, e que lançaram, de novo, a discussão em nosso país sobre a discriminação social. O fenômeno se alastra Brasil afora.

Em verdade, os rolezinhos são uma crítica social, uma tentativa da classe emergente de fazer parte dos ambientes onde 'os ricos' vão!

Quem vai a Shopping Center vê claramente que se criou, nestes centros comerciais, um verdadeiro apartheid, uma segregação social aos jovens da periferia, ao serem hostilizados por 'seguranças' dos shoppings, levando a crer que ali 'não é o lugar deles' !!!

A justiça, em algumas decisões já proferidas, deferiu liminares para impedir os rolezinhos em shoppings, violando gravemente, ao meu ver, os direitos constitucionais desses jovens.

Esses tipos de liminares, que vierem a proibir os rolezinhos, apenas mostrarão à população brasileira, mais uma vez, o que todos nós já sabíamos ao vermos as crises, por exemplo, nas penitenciárias brasileiras (aliás, como em Pedrinhas, no Maranhão, onde as imagens na TV não negam que só vai preso o negro e o pobre), ou seja; que o judiciário pode ser acessado para proteger os ricos dos pobres.

Que existe uma divisão de casta no Brasil, todo mundo já sabe e agora vemos isso confirmado por decisões judiciais que impedem os rolezinhos.

A nossa Constituição Federal, em seu artigo 5º, diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e que é livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente!!!

Ora, proibir os rolezinhos é violação aos direitos constitucionais dos jovens!!! O Shopping's são locais privados, mas abertos ao público em geral, e por isso devem permitir a circulação do público sem qualquer tipo de segregação ou preconceito.

Se continuarem a proibir os rolezinhos pacíficos, daqui há pouco vai ter rolezinho contra a copa; rolezinho contra o racismo; rolezinho contra a corrupção; rolezinho contra a discriminação ao gay; rolezinho contra a proibição do uso da maconha; rolezinho contra a falta de água; rolezinho contra o judiciário; rolezinho contra a falta de saneamento básico; rolezinho contra a não finalização da obra da creche da Vila São João; rolezinho contra a falta de água e esgoto; rolezinho contra a falta de médicos e remédios (aliás, ouvi dizer que tem por aí remédio sendo distribuído já fora da validade); rolezinho contra a falta das escrituras das nossas casas; rolezinho contra a não finalização da obra da UPA e das UBS's; rolezinho contra os buracos nas ruas; rolezinho contra a falta de vergonha na cara, etc...

Portanto, a justiça brasileira, se proibir os rolezinhos, vai acabar se mostrando elitista para que se mantenha o status quo, ou seja, que os jovens das classes C e D brasileiras não podem ir aos shoppings, mas poderão compor a maioria carcerária brasileira! É uma vergonha!!!!

Vamos todos aos rolezinhos!! Rolezinho 'de boa', é legal e pode!!!

Um comentário:

  1. Parabéns Castelo Branco, excelente Artigo! Vamos começar a marcar os nossos rolezinhos em Cristalina para que possamos também melhorar e mostrar a nossa cidade! Já que pode!

    ResponderExcluir