segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia do Advogado: O Direito é um direito de todos!

Compartilhar a advocacia com os necessitados é um dever!

Em um Estado Brasileiro que ainda tem uma justiça anacrônica e burocrática, cheia de papéis e carimbos e muita "palavra difícil", a população fica à mercê da espera eterna por uma decisão judicial. A justiça tardia não é justiça.

A advocacia, essa importante profissão da qual faço parte há mais de 20 anos, é de importância vital para a evolução da nossa sociedade.

Tenho, ao longo dos últimos anos, buscado atender basicamente à população mais carente, aos mais necessitados de justiça e cujos pedidos são os que mais permanecem parados nas prateleiras e escrivaninhas dos nossos tribunais.

No Brasil a advocacia "pro bono" ainda não está regulamentada. Nos Estados Unidos há um forte movimento de fortalecimento da advocacia voluntária, que no Brasil, infelizmente, ainda sofre forte resistência.

A advocacia "pro bono" se justifica pelo simples fato da advocacia ser um monopólio dos advogados e, se assim o é, então o exercício da advocacia deve ser visto como um privilégio que deve ser compartilhado com a sociedade. Compartilhar advocacia com necessitados é um dever.

Há uma relação inversa entre o nível de desenvolvimento de uma sociedade e o altruísmo, que é um tipo de comportamento em que as ações de um indivíduo beneficiam aos outros.

Infelizmente, é justamente nas sociedades menos desenvolvidas e que a população mais necessita de ajuda, que se percebe a maior dificuldade de desenvolvimento da advocacia "pro bono". Nesta fase do desenvolvimento do Brasil é fundamental também desenvolver essa prática do altruísmo jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário