domingo, 1 de maio de 2016

DIÁLOGOS COM O FUTURO DE CRISTALINA - O DIA DO TRABALHADOR - GERAR EMPREGOS E RENDA EM CRISTALINA TAMBÉM É UMA OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA




DIÁLOGOS COM O FUTURO DE CRISTALINA - O DIA DO TRABALHADOR - GERAR EMPREGOS E RENDA EM CRISTALINA TAMBÉM É UMA OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA

O trabalho dignifica o homem. A máxima tão usada é reflexo da mais pura verdade. O trabalho é, sim, condição preponderante para a realização humana de cada um de nós!

Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Tem a ver com realização pessoal, com se sentir útil e encontrar sentido para o dia a dia. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida.

No Brasil de hoje, com quase 11 milhões de desempregados, o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade de cada um, pois uma pessoa sem trabalho, inativa, é impedida de se realizar como cidadão, o que afeta diretamente a sua dignidade.

Tão importante quanto desempenhar o seu trabalho, é gostar do que se faz. A sensação de bem estar no trabalho está ligada diretamente a características como trabalho estimulante e desafiador, possibilidade de crescimento na carreira, aprendizado e desenvolvimento, ter um bom chefe, clima organizacional positivo, remuneração e benefícios justos e desempenhar a função num local que ofereça as condições necessárias.

Neste ano de 2016 mais uma vez Cristalina apareceu entre os maiores empregadores com carteira de trabalho assinada no Brasil e esse fenômeno se dá em virtude do período de safra da agricultura, notadamente a colheita dos chamados HF's, ou seja, a colheita de cebolas, batatas e outros, que empregam muita mão de obra temporária no período de 3 a 6 meses e, terminada a safra, esses trabalhadores são demitidos.

Mas andando pelas ruas da nossa cidade, vemos o desemprego em alta.

Nas empresas e prestadoras de serviços, o desemprego é alarmante e não temos um planejamento, uma política do primeiro emprego para os jovens, o que agrava a situação e cria uma sensação de descrença no futuro.

A partir de 2017 teremos grandes desafios na área da geração de emprego e renda em nossa Cristalina. A prefeitura terá papel preponderante nessa situação, pois há dois pilares básicos a serem observados.

O primeiro será estimular e gerar vagas de emprego para trabalhadores urbanos, seja por estímulo público às empresas, às indústrias e prestadoras de serviços, seja pelas tão necessárias obras de infraestrutura na área urbana de Cristalina, que também serão um grande fator de geração de empregos a partir de 2017 e pelos próximos quatro anos, pois há necessidade premente de investimento na área de saneamento básico e reconstrução das nossas ruas e calçadas, pois nossos asfaltamentos estão todos vencidos e destruídos, seja pela urbanização de bairros e ruas sem infraestrutura. Além disso, a construção e manutenção de praças, parques e jardins também estimulará a geração de vagas de trabalho.

O segundo é a realização de concurso público e valorização dos servidores municipais. Com o respeito aos pagamentos dos direitos dos servidores públicos municipais, notadamente das áreas de educação e saúde, como a quitação dos adicionais pretéritos de insalubridade, periculosidade e aos professores as titularidades efetivas, naturalmente se gerará renda e esse dinheiro circulará na nossa economia local.

Será necessária ainda a abertura de novas vagas para o funcionalismo, pois as contratações diretas e temporárias que temos hoje em Cristalina não garantem aos trabalhadores seus direitos básicos nas relações de trabalho, além da precariedade do vinculo e baixas remunerações.

Planejar o futuro é a melhor forma de realizar os nossos sonhos.

Parabéns a todos os trabalhadores de Cristalina pelo seu dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário