No debate sobre a questão da mobilidade
urbana e do transporte público, o que se vê hoje na maioria das cidades grandes
e médias do Brasil é um momento de transição em que se nota uma
desregulamentação dos sistemas existentes e uma crise entre a população e os
governantes.
Dentro dessa referência é que pretendo
colocar a questão do uso da bicicleta na mobilidade dentro da nossa amada
Cristalina.
Chegando ao centenário, nossa cidade não
possui nenhum tipo de planejamento urbano das vias e o que se vê diariamente é
o aumento de números de carros circulando e a inexistência de ciclovias.
Cristalina, hoje, ainda comporta a execução
de um planejamento de futuro que vise preservar o trânsito e circulação da
nossa cidade, para que hoje se formulem políticas públicas específicas para a
nossa própria qualidade de vida futura.
Precisamos ver nossa cidade como um ambiente
de uso coletivo, cujo acesso por meio de transporte deve ser dividido
democraticamente entre as diversas formas, priorizando no sistema viário
respectivamente as pessoas com restrição a mobilidade, o pedestre, o ciclista,
os meios de transportes coletivos e finalmente o transporte individual motorizado.
A bicicleta é um ótimo meio de transporte,
mas dentre os maiores obstáculos para utilização de bicicleta como meio de
transporte estão a insegurança quanto a atropelamento, falta de estacionamentos
e, finalmente, a falta de ciclovias.
Nossa cidade é plana, ampla e propícia à
construção de ciclovias e a participação da população, dos ciclistas e da
sociedade em geral podem garantir o êxito de um programa com um grau de
inovação tão grande como esse.
O modelo de gestão de um Programa Cicloviário
deve ser ao mesmo tempo representativo e enxuto, no sentido de apresentar uma
agilidade de implantar as medidas necessárias em termos de projetos e
atividades e negociar com a iniciativa privada a implantação de unidades
estratégicas de negócios como bicicletários e publicidade em mídias
predefinidas inerentes a um sistema cicloviário e a todo material impresso e
eletrônico fundamental ao êxito de um programa desse tipo.
Poderíamos inclusive delegar, após a
implantação do sistema, a sua gestão até para associações de ciclistas usuários
desse sistema cicloviário.
Amar
ao próximo tem que ser mais do que nossa conduta diária; tem que ser um projeto
de governo!
Pensem
nisso! Este ano tem eleições!
Partido
Verde é 43!
#CristalinaMereceMais
#CristalinaPodeMais #NósPodemos
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