sábado, 18 de junho de 2016

O PAPEL DA BICICLETA EM CRISTALINA COMO MEIO DE MOBILIDADE URBANA




No debate sobre a questão da mobilidade urbana e do transporte público, o que se vê hoje na maioria das cidades grandes e médias do Brasil é um momento de transição em que se nota uma desregulamentação dos sistemas existentes e uma crise entre a população e os governantes.

Dentro dessa referência é que pretendo colocar a questão do uso da bicicleta na mobilidade dentro da nossa amada Cristalina.

Chegando ao centenário, nossa cidade não possui nenhum tipo de planejamento urbano das vias e o que se vê diariamente é o aumento de números de carros circulando e a inexistência de ciclovias.

Cristalina, hoje, ainda comporta a execução de um planejamento de futuro que vise preservar o trânsito e circulação da nossa cidade, para que hoje se formulem políticas públicas específicas para a nossa própria qualidade de vida futura.

Precisamos ver nossa cidade como um ambiente de uso coletivo, cujo acesso por meio de transporte deve ser dividido democraticamente entre as diversas formas, priorizando no sistema viário respectivamente as pessoas com restrição a mobilidade, o pedestre, o ciclista, os meios de transportes coletivos e finalmente o transporte individual motorizado.

A bicicleta é um ótimo meio de transporte, mas dentre os maiores obstáculos para utilização de bicicleta como meio de transporte estão a insegurança quanto a atropelamento, falta de estacionamentos e, finalmente, a falta de ciclovias.

Nossa cidade é plana, ampla e propícia à construção de ciclovias e a participação da população, dos ciclistas e da sociedade em geral podem garantir o êxito de um programa com um grau de inovação tão grande como esse.

O modelo de gestão de um Programa Cicloviário deve ser ao mesmo tempo representativo e enxuto, no sentido de apresentar uma agilidade de implantar as medidas necessárias em termos de projetos e atividades e negociar com a iniciativa privada a implantação de unidades estratégicas de negócios como bicicletários e publicidade em mídias predefinidas inerentes a um sistema cicloviário e a todo material impresso e eletrônico fundamental ao êxito de um programa desse tipo.

Poderíamos inclusive delegar, após a implantação do sistema, a sua gestão até para associações de ciclistas usuários desse sistema cicloviário.

Amar ao próximo tem que ser mais do que nossa conduta diária; tem que ser um projeto de governo!

Pensem nisso! Este ano tem eleições!

Partido Verde é 43!

#‎CristalinaMereceMais ‪#‎CristalinaPodeMais ‪#‎NósPodemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário